Um Ensino Médio para além da preparação para a entrada na universidade

Por Sérgio Porfírio (Educador)  |  Publicado em 03 de agosto de 2021

 

Desafio Diplomático

O marco de chegada ao Ensino Médio, última etapa da educação básica, mexe com alunos e com famílias. O aumento do número de aulas em algumas escolas associado à abstração dos conteúdos propostos é um dos principais diferenciais desse segmento. Junto às orientações curriculares, uma escola contemporânea precisa levar em conta outros fatores como  a transformação nos corpos dos estudantes e a maior circulação no meio social, que especialmente marcam essa fase da vida. Tudo isso desafia os educadores a pensar em propostas pedagógicas que promovam aprendizagem e que façam sentido para jovens capturados por diversas outras ofertas do mundo.

No Grupo Balão Vermelho, um colégio particular construtivista em Belo Horizonte, o currículo desse segmento extrapola um plano pedagógico por disciplina, sendo composto também por questões que atravessam a adolescência, o mundo, a sustentabilidade do planeta e a responsabilidade social. Além de tudo isso, a aproximação da entrada no mundo universitário, a escolha profissional e a iminência dos exames externos - ENEM e vestibulares - engrossam os cuidados e ampliam os elementos para a organização e proposição de atividades, projetos e frentes de ação.

Sendo assim, o Balão propõe três frentes potentes de investimento para os(as) alunos(as) desse segmento: entrada no mundo universitário, construção de autonomia e  investigação científica.

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Para proporcionar o preparo para a entrada na universidade, desde o 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes realizam simulados e avaliações externas de produção de texto. Com um currículo alinhado com as Bases Curriculares Nacionais, essas propostas ganham um crescente progressivo nas séries do Ensino Médio. Estas atividades, além de diagnosticar para alunos, alunas e professores as habilidades, competências e conteúdos, promovem uma verdadeira experiência do que encontrarão no final da 3ª série. 

Quando se trata da construção da autonomia, muito comum no discurso das escolas, o Grupo Balão Vermelho, que tem sua proposta pautada no Construtivismo, entende que o pensamento crítico é a base para discussões de diferentes visões e provocações, através das quais o estudante começa a construir seu repertório e entender que o conhecimento e posicionamento no mundo se faz por meio de uma análise sistêmica dos fatos. O resultado dessa prática promove a formação de alunos menos dependentes e com potencial de fazer escolhas, seja para o ingresso em um curso universitário e mesmo para a própria vida.

E a investigação científica? Pesquisas apontam que muitos estudantes universitários abandonam o curso que escolheram antes de completar um ano na graduação. Diversos fatores estão associados a isso como uma escolha precipitada, desinteresse e outros. Mas um fato tem chamado a atenção: os ingressos nos cursos de graduação têm apresentado muito despreparo no que diz respeito à pesquisa acadêmica. Pensando nisso, desde o Fundamental, alunos e alunas do Grupo Balão Vermelho têm propostas organizadas de pesquisa de temas escolhidos por eles e orientadas por um professor ou tutor. Na 2ª Série do Ensino Médio, essa pesquisa ganha contornos acadêmicos e os(as) alunos(as), durante todo o ano letivo, escrevem um TCC. Esse projeto, que tem o nome de Iniciação Científica, coloca o aluno em uma realidade universitária, momento no qual  a escolha do tema, a busca por referenciais teóricos e a apresentação em uma banca os envolvem de forma singular.

E para finalizar, independente do segmento, saliento a importância da acolhida e do acompanhamento individualizado, prática marcante na escola realizada pelos Tutores, profissionais que vão além de coordenar questões burocráticas e que ajudam a travessia desse momento desafiante para esses jovens.

Gostou de entender melhor sobre um Ensino Médio para além da preparação para a entrada na universidade? Então aproveite para entender melhor sobre a importância do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental I e II.