Um a um no Ensino Médio

Por Sérgio Porfírio  |  14 de outubro de 2021

 

A sala da tutoria do Ensino Médio do Grupo Balão Vermelho é um espaço vivo. Diariamente os(as) alunos(as) procuram, sem nenhuma restrição, o acolhimento para tratar as dúvidas sobre os estudos e também sobre a vida. Essa é uma das características que fazem do Balão uma escola construtivista e diferenciada, onde o último segmento da educação básica, além de preparar seus alunos para a entrada no mundo universitário, oferece suporte a esses sujeitos, que atravessam uma das fases mais difíceis da vida.

A adolescência é um momento de impasses e inseguranças provenientes da transformação da vida infantil em adulta. O resultado é a busca incessante de orientação por parte do(a) jovem que, fragilizado e ansioso por um ideal, tende a considerar qualquer oferta que prometa eliminar sua angústia ou que ofereça algum direcionamento nessa nova fase. É nesse ponto que age a tutoria no Balão, procurando dar suporte aos(às) alunos(as) nas questões da vida, que atravessam o processo ensino-aprendizagem e que podem ser refletidas e diluídas por meio da segurança de um acolhimento sério, envolvido e competente.

A tutora Christiane Vivas é responsável por atender os alunos e as famílias. Sempre disponível para acolher cada estudante e familiar, Christiane deixa as portas abertas para conversas e discussões, de modo a possibilitar um emaranhado de histórias, angústias, dúvidas e impasses sobre a difícil tarefa de construir autonomia e se tornar adulto. Muitas vezes, adolescentes recorrem a esse acolhimento à procura de ajuda para se colocarem como sujeitos frente às suas respectivas famílias.

Christiane relata que, nesses encontros, muitas vezes os(as) estudantes compartilham questões que não conseguem falar com os pais ou responsáveis. Assim, ela se torna responsável por criar uma ponte e, para isso, conta com a vantagem de ocupar um lugar neutro: o lugar de uma tutora!

ENEM, vestibulares, escolha profissional, o corpo, o mundo e o outro são desafios frequentes na vida de quem está pulsando para se encontrar no mundo. Porém, a despeito de todas as discussões atuais e questões que afligem nossos alunos, nunca tivemos jovens tão ativos, conscientes e abertos ao diferente. Certamente, bem orientados, esses jovens construirão uma sociedade mais próspera e justa. Assim, o acolhimento torna-se um grande aprendizado para todos. “Difícil não se envolver ou até se emocionar com os avanços e as conquistas pessoais e acadêmicas de cada um”, diz Christiane.

Gostou de entender melhor sobre Um a um no Ensino Médio? Então aproveite para entender melhor sobre como as recreações podem ajudar no aprendizado das crianças?