O papel da literatura na escola

Por Cláudia de Paula e Mércia Maldonado  |  Publicado em 31 de agosto de 2021

 

 "Ler é alimento do espírito. Igualzinho a comida. Todo mundo precisa, todo mundo deve ter à sua disposição - de boa qualidade, variada, em quantidades que saciem a fome."

Ana Maria Machado

 

 

Literatura é arte, a arte da palavra! Ela reflete a vida e abre janelas para apreciar  e compreender a diversidade da experiência humana e a nós mesmos.

Para nós, do Grupo Balão Vermelho, a presença da literatura está vinculada, principalmente, à possibilidade de proporcionar experiências afetivas aos nossos alunos, a partir do contato com o texto literário. 

Consideramos que o papel da Escola é apresentar a literatura aos seus estudantes sem perder de vista a sua função social e estética,  provocando o encantamento do leitor, despertando a curiosidade e o prazer em conhecer novas histórias e culturas através das palavras.

Mas como, no cotidiano da escola, desenvolver uma prática que garanta esse vínculo afetivo com a literatura? 

Como metodologia de ensino do Fundamental 1, trabalhamos com propostas pedagógicas em dois eixos permanentes: leitura de livre escolha e leitura compartilhada.

A leitura de livre escolha é a chave para garantir o envolvimento das nossas crianças com o texto literário, partindo do princípio da liberdade de escolha do que desejam ler e apreciar. Para tanto, nos inspiramos em alguns direitos do leitor, listados por Daniel Pennac: direito de ler qualquer coisa, direito de pular página, direito de reler,  direito de não terminar o livro, direito de ler uma frase aqui e outra ali… 

Assim, formamos as bibliotecas de classe, nas quais as crianças têm acesso diário a uma variedade de títulos com qualidade literária e autores de referência. Aos educadores, cabe criar um ambiente favorável, que desperte o desejo e que seja um convite permanente à  leitura, pois esse pode ser um dos segredos da construção de vínculo com os livros e, consequentemente, da formação progressiva de leitores críticos. Como desdobramento da proposta de leitura de livre escolha, organizamos rodas literárias em que as crianças são convidadas a compartilhar suas experiências leitoras, falando livremente o que vem à cabeça, sem cobranças, no sentido de compartilhar emoções, pontos de vista, tecer comentários, seja das ilustrações ou do texto, fazer variadas indicações para os colegas, exercitando-se como leitoras críticas.

A leitura compartilhada é aquela mediada por um leitor mais experiente. Exige um cuidadoso planejamento do(a) professor(a), que começa desde o critério da escolha do livro e prossegue com a elaboração de perguntas a se fazer no decorrer da leitura, as pausas, a entonação, a expressividade, o que certamente contribuirá para a construção dos sentidos possíveis do texto, bem como da apreciação estética da obra, seja pelo uso das palavras, seja pelas imagens ilustrativas. 

Toda essa experiência vivida ao longo do ano é celebrada no evento Giroletras, uma feira literária apoiada na crítica infanto-juvenil. Nela, os estudantes do Grupo Balão Vermelho são os protagonistas na divulgação dos livros e compartilhamento de suas experiências leitoras. Toda a comunidade escolar se une, criando ambientes de exposições, encontros com autores e ilustradores, estandes dos livros mais apreciados pelos alunos nos encontros literários, num clima onde o afeto pela literatura, com certeza, se multiplicará e outros leitores serão tocados, transformando a escola numa verdadeira comunidade literária.

Gostou de entender melhor sobre o papel da literatura na escola? Então aproveite para entender melhor sobre a escola de Educação Infantil como espaço de socialização.