O Ensino Médio e a preparação para o ENEM

por Sérgio Porfírio  |  16 de dezembro de 2021



Ao refletir sobre a preparação para ENEM e Vestibulares, é cultural e prioritário imaginar longas listas de exercícios, aulões e maratonas de estudos, principalmente para os alunos do Ensino Médio. Porém, com a predominância do ENEM como porta de entrada para as universidades, sobretudo em Minas Gerais, a redação ganhou destaque e aparece como decisória para o sucesso do ingresso na vida acadêmica. Muitos(as) alunos(as) vivem com receio e preocupados  e, com isso, procuram rever a rotina de estudos e buscam orientações pedagógicas que contribuam para um bom desempenho.

E por que a redação é tão temida? 

Um dos motivos é o peso da pontuação, isto é, aproximadamente 50% do Exame Nacional do Ensino Médio e, além disso, existem algumas universidades que estão apostando apenas no texto para classificação de entrada. O outro motivo vem da subjetividade da correção, uma vez  que  a redação  é corrigida por profissionais aleatórios,  que não participaram do processo de aprendizagem do(a) candidato(a), diferente dos professores da área de códigos e linguagens das escolas, que veem no texto do aluno não só um produto, mas um resultado do trabalho por ele desenvolvido. Frente a esse grau de importância e vulnerabilidade de correção, a redação tem se transformado na protagonista do processo seletivo para a entrada na universidade.

Como fazer uma redação para o vestibular?

Para reduzir a angústia e promover um melhor desempenho dos(as) alunos(as) na produção de texto, é importante que orientações pedagógicas sejam orquestradas e que estratégias de incentivo à leitura, exercícios de interpretação  e uma rotina de estudo sejam estabelecidas desde o Ensino Fundamental. Lembrando que só uma boa técnica de escrita não garante o sucesso na prova e que um repertório de conhecimento em todas as áreas é fundamental para uma argumentação consistente do tema proposto.

No Grupo Balão Vermelho, a leitura, a interpretação e a escrita estão muito presentes desde a Educação Infantil. O grande evento pedagógico do ano,  “Giroletras”, é um excelente exemplo de como a escola proporciona a seus estudantes um mergulho no mundo da leitura e da escrita. Para se ter uma ideia, uma das marcas do evento é a “venda” de livros por alunos e alunas. Após um percurso nas rodas de leitura durante o ano, as crianças e os jovens apresentam o que leram, de forma sucinta, para o grande público que visita a escola. 

Não obstante, é nos três últimos anos da educação básica que os desafios e as expectativas aumentam. Para acolher e preparar esses(as) alunos(as), algumas estratégias e orientações são fundamentais: a primeira delas é diagnosticar constantemente como anda a escrita dos estudantes. No Grupo Balão Vermelho, desde a 1ª série do EM, os(as) alunos(as) contam com esse suporte, que serve para nortear o investimento individual que cada um precisa fazer, e também o trabalho do professor, que busca atuar nos pontos mais frágeis apresentados pelo diagnóstico externo. Isso acontece por intermédio da parceria estabelecida com uma plataforma de correção, que apresenta o relatório geral da turma e, também, um relatório individual para cada aluno, a partir de cada proposta redigida.

Outro ponto importante a ser destacado do nosso Ensino Médio é o currículo diversificado e aprofundado que contribui subsidiando os(as) alunos(as)  com arcabouço de conteúdos, informações e cultura, o que faz com que os textos produzidos por eles(as) tenham mais coerência com os temas propostos e melhor argumentação. Além disso, a presença de um profissional para auxiliar em todas as aulas de Produção de Texto é um fator relevante, pois, junto ao professor, ele atua ativamente na correção do texto do estudante e apresenta caminhos para melhorias da escrita. Nossos(as) alunos(as) também contam com um monitor plantonista que atende individualmente, com hora marcada, no contraturno, para identificar e atuar em cada dificuldade apontada por eles.

Por último, mas não menos importante, o acompanhamento e a orientação pedagógica individual oferecida pelos Tutores do segmento é fundamental para a construção de uma rotina de estudos, acolhendo e fortalecendo emocionalmente esses jovens nesse momento tão importante e desafiador da vida.

 

Gostou de saber sobre o Ensino Médio e a preparação para o ENEM? Então aproveite para entender melhor sobre as possibilidades do ensino da arte na escola construtivista: uma vivência com a arte contemporânea.