Novo, construtivista e tradicional!

Por Sérgio Porfírio Diretor do Grupo Balão Vermelho   |  04 de abril de 2022

Pode parecer contraditório, mas não é! “Novo” talvez tenha sido o adjetivo mais utilizado na transição do ano de 2021 para 2022 no Grupo Balão Vermelho. Uma escola que chega aos 50 anos de existência, marcada por uma trajetória efetiva na contribuição para a formação de crianças e jovens e para a transformação da sociedade, sempre refletiu e reflete os significados e significantes que carrega. Sim, o Grupo Balão Vermelho hoje é a tradicional escola construtivista de Belo Horizonte. 

E o que isso tem a ver com o “novo”?

Desde a fundação da escola, as propostas pedagógicas sempre estiveram à frente do tempo vivido, ampliando o repertório das famílias belorizontinas ao oferecer uma forma de educar eficiente, atraente e contemporânea. Uma escola à frente do seu tempo absorve o “novo” de modo consistente, buscando utilizar os aprendizados de  caminhos já percorridos e, nesse caso, com a segurança de uma instituição de meio século de existência.

Uma novidade neste ano foi a reforma da sede da escola, no bairro Mangabeiras, que transformou as salas e os demais espaços em ambientes mais ventilados e iluminados, ampliou áreas de recreação e permitiu a fusão dos dois campus. Alunos(as) do Infantil ao Ensino Médio, hoje, comungam de alguns espaços, promovendo a constituição de uma unidade escolar onde crianças e jovens convivem e constroem suas identidades, regras de cuidado com o outro e autocuidado, em uma área de 10.000m². A interação como forma de educar, construir laços e o senso de coletividade sempre foi uma marca do Grupo Balão Vermelho, que, como mencionado, baseia suas práticas na teoria construtivista.

O Novo Ensino Médio também marca esse momento “novo” no Balão. Fundado em 2018, o último segmento da educação básica foi pensado pela equipe responsável, desde o início, como uma proposta abrangente e flexível, oferecendo aos estudantes um repertório de projetos que extrapolassem as antigas disciplinas. Isso foi feito propondo um percurso através do qual os(as) alunos(as) pudessem, além de se preparar para a entrada na universidade, vivenciar experiências embasadas em pesquisa e ciência, preparando-se para a vida universitária e para uma escolha profissional mais consciente. Dessa forma, o decreto que deliberou a implantação do NEM em todas as escolas, no ano de 2022, foi encarado pela equipe e pelas famílias de forma menos impactante. Os itinerários formativos deram uma roupagem nova a uma prática que a instituição já tinha como premissa: uma formação para o século XXI.

Assim, o Grupo Balão Vermelho se consagra tradicionalmente construtivista, um pequeno trocadilho que diz muito de uma escola que a cada dia é reconhecida pela excelência no que faz, sendo uma referência para a comunidade e educadores, fazendo-se presente para além das fronteiras mineiras.

Gostou de saber sobre Novo, construtivista e tradicional!? Então aproveite para entender melhor sobreBullying: de novo, só o nome!?