Estação Giroletras

Por Dolores Orange | 07 de junho de 2022

 

A literatura é abrir uma janela para o cotidiano, para a rua, para outro país, para outra pessoa e, talvez o mais importante, para nós próprios. Além disso, através dela, também podemos abrir a janela do encanto e pôr o pé no oceano da fantasia. Provavelmente todos nós concordamos com isso, embora nem todos vivam assim a experiência da leitura. O Brasil, como sabemos, não nos dá um bom exemplo de leitor e entendemos que as causas disso são as mais diversas. E justo por acreditar na potência da leitura e também na grande possibilidade do fracasso, nós, educadores, estamos sempre investigando: como formar bons leitores?

Aqui na nossa escola, tentamos fazer nossas alunas e nossos alunos viverem a experiência do convívio com o universo literário. Cada sala de aula tem sua pequena biblioteca, há frequentemente trocas de livros e leitura da professora e do professor, vivemos, uma vez ao ano, a nossa feira literária, a Giroletras (que, por sinal, é o evento mais importante do calendário escolar), promovemos rodas de leitura em todos os anos e mudamos, em 2022, a nossa biblioteca de lugar, levando-a para um espaço central da escola.

Localizada no corredor principal, que dá acesso a quase todas as salas de aula, nosso cantinho de leitura agora é um aquário de livros. Eles ficam todos ali, à mostra, quase vivos. E passando pela imensa janela de vidro da entrada, quem caminha pelos nossos corredores pode facilmente vê-los nas estantes e saber o que está acontecendo dentro desse espaço. É um convite permanente à leitura! 

E para circular ainda mais esse convite que nos é precioso, a biblioteca adotou o projeto "Estação Giroletras". Ao longo do ano, iremos manter esquentados o nosso coração, trazendo para o cotidiano escolar os acontecimentos literários de várias turmas. Iremos expor desenhos, projetos artísticos e trabalhos das alunas e dos alunos relacionados às suas leituras. Teremos rodas de conversas com escritores e ilustradores, momentos de contação de histórias e vídeos com indicações literárias. Há, inclusive, projetos de instalações artísticas que chamam os alunos para mergulhar no universo de um livro.

E tudo isso acontece dentro da biblioteca. Através da intersecção entre arte e literatura, nosso convite à leitura se expande. Sabe por quê? Apenas porque assim tocamos na curiosidade das nossas alunas e dos nossos alunos. Desde que o projeto começou, eles têm frequentado mais esse espaço. Uma alegria!

Gostou de saber sobre a Estação Giroletras? Então aproveite para entender melhor sobre Como ajudar alunos e alunas  a estabelecer uma rotina de estudos em casa?