Como ajudar  alunos e alunas a estabelecer uma rotina de estudos em casa?

por Flávia Soares Papa, Professora do Fundamental I  |  09 de maio de 2022

 

Em casa, é importante que as famílias se organizem para que as crianças ou adolescentes  disponibilizem um tempo para ser dedicado aos estudos. Consideramos  fundamental o papel da família na educação dos filhos, ajudando-os a estabelecer momentos destinados a este fim. Essa organização faz com que os alunos conquistem autonomia, superem as dificuldades, retomem o que foi discutido em sala, ampliem o repertório para as discussões coletivas, socializando dúvidas e ideias. Para isso, contamos com o incentivo da família para mobilizá-los nesse processo.

Na escola, também há o estabelecimento de uma rotina de trabalho. Ela é importante para que as crianças compreendam o processo de organização e funcionamento das atividades escolares. A primeira coisa que compartilhamos em sala de aula, assim que as crianças chegam, é a rotina do dia.  Nela constam os horários e a sequência em que cada atividade será realizada. Dessa maneira, elas conseguem internalizar as tarefas ao longo do período em que estão na escola e se organizam para cada um desses momentos. A organização da rotina é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois assim ela conseguirá planejar seu tempo, gerir suas prioridades e respeitar as regras que são estabelecidas de acordo com cada espaço e momento do dia. 

Essa rotina diária na escola se divide em momentos de lazer, concentração, escuta e fala, tarefas coletivas e individuais, atividades físicas e que envolvem a interação entre grupos e pares, compartilhamento de experiências, hora de organização, lanche, saída, entre outras. Em cada momento, elas consolidam o que é possível realizar dentro da rotina que foi estabelecida e, a partir dela, discutem e constroem as regras destinadas a cada proposta.

Sabemos que nem sempre é simples e, para que o planejamento familiar dê certo, diante de tantas tarefas cotidianas, sugerimos convidar as crianças a fazerem parte dessa organização, definindo os horários adequados para cada atividade. Quanto mais cedo a criança adquirir esse hábito, mais tranquilo se tornará ao longo dos anos. Mas não basta apenas ter os horários definidos. É necessário que a família incentive com palavras, auxilie quando necessário, proporcione um ambiente organizado, tranquilo e silencioso e ajude-as a determinar um tempo que seja adequado de acordo com a sua idade e condição. Esses processos fazem toda a diferença no rendimento dos estudos. 

O tempo bem dimensionado é primordial para que a criança não fique sobrecarregada apenas com tarefas escolares e extracurriculares. Ela precisa de tempo para brincar, socializar, aprender e conviver de forma saudável e compartilhada. É fundamental conversar e fazer atividades que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo, motor, moral e social. Entender que as crianças e adolescentes precisam vivenciar cada etapa da vida e, para cada uma delas, estabelecer limites, responsabilidades e interação é essencial para a formação do aluno autônomo e responsável e isso só acontece quando o diálogo se faz presente. 

Além da rotina diária de estudo, incentive a leitura. Os livros são poderosas ferramentas que favorecem a aprendizagem, estimulam o raciocínio e a imaginação, ampliam o repertório linguístico e imaginativo das crianças e abrem possibilidades para compreender outros assuntos que vão além dos trabalhados na escola.

Por isso, a parceria entre família e escola nesse processo é fundamental. Quanto mais estreitos e consolidados são esses laços, maior é a confiança e, consequentemente, maior será o crescimento e a segurança de nossos(as) filhos(as) e alunos(as).

 

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