A importância do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental I e II

Por Kátia Fiúza e Luciana Gerhard  |  12 de julho de 2021

 

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O Ensino Fundamental é uma das etapas que compõem a educação básica. Ele é dividido em dois segmentos: Fundamental I, anos iniciais (1º ao 5º),  e Fundamental II, anos finais (6º ao 9º).

O Ensino Fundamental do Grupo Balão Vermelho apresenta uma organização de um currículo integrado que se dá a partir de três eixos temáticos. São eles: Sustentabilidade, Cultura/saberes e Cidadania, que dialogam com as áreas do conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências sociais/humanidades, Linguagens/Códigos. Essa abordagem favorece a aprendizagem a partir de situações e vivências que vão além dos conteúdos formais, possibilitando a integração  do aluno à realidade social.  

Nos anos iniciais, o trabalho pedagógico é estruturado tendo como foco a  instrumentalização básica da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, os conteúdos das áreas das ciências sociais e natureza são organizados através de sequências didáticas e projetos nos quais os alunos são instigados a questionar e refletir sobre o mundo, a partir de indagações e pesquisas guiadas pelo professor referência.  

 

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Já nos anos finais, são apresentados aos estudantes desafios mais complexos de aprendizagem, além de aumentar o repertório de conhecimento e abordar novos conteúdos. Nessa etapa, também é trabalhada, de forma mais sistematizada, a construção do compromisso e da autonomia com o próprio processo de aprendizagem. 

A execução desse currículo, dentro de uma proposta pedagógica construtivista, possibilita que os(as) estudantes tenham uma visão de mundo mais ampla e conectada com a realidade. O Ensino Fundamental do Grupo Balão Vermelho prioriza práticas inter e multidisciplinares que estimulam a construção do pensamento crítico, da investigação, da autonomia, do protagonismo individual e coletivo do(a) estudante. Tais práticas levam em consideração os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), o que possibilita, portanto, a atuação do professor estimulando reflexões que provoquem conflitos cognitivos.

 

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Esse contexto pedagógico é fundamental para a construção do processo de aprendizagem, além de incentivar o(a) estudante a aprender a pensar e a buscar informações, aprender a aprender e também a desenvolver habilidades socioemocionais, que envolvem a comunicação, a cooperação, a convivência com as diferenças e o diálogo com a sociedade. 

 

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