A escola de Educação Infantil como espaço de socialização

Por Alessandra Latalisa de Sá e Carolina Hermogéneses  |  17 de agosto de 2021

 

A Educação Infantil é o início e o fundamento de todo o processo educacional que será vivenciado pela criança ao longo da sua trajetória escolar. A entrada na escola representa, muitas vezes, a primeira separação de seus vínculos afetivos familiares, onde experimentarão situações de socialização fora do convívio habitual. 

Baseada nos princípios construtivistas, nossa perspectiva é do aluno protagonista, que interage com o meio e com os sujeitos à sua volta e que, a partir da investigação, experimentação, pesquisa, vivências, escuta atenta e intervenção das professoras, desenvolvem e constroem seu conhecimento. 

Em nossa proposta pedagógica, sustentada pelos princípios construtivistas, cuidar vai além de atender às necessidades físicas das crianças. Significa valorizar seus processos de conhecimento, tornando as estratégias cognitivas visíveis e compreensíveis, para que as crianças participem e se apropriem dos diferentes percursos de aprendizagem que realizam. 

Levando em conta estudos recentes sobre a infância, que indicam que a identidade da criança se forma no interior das suas atividades diárias, organizamos situações que favorecem a interação, a socialização, a cooperação, o desenvolvimento e a aprendizagem, sem perder de vista a formação de hábitos que incentivam o aprender a cuidar de si, a cuidar do outro, sobretudo seus pares de idade, a cuidar do ambiente e da natureza de acordo com a visão sistêmica e planetária, agir local e pensar global. Sinteticamente, envolvemos as crianças em ações que as levam a aprender a cuidar de si, do outro e do planeta

Para isso, em nosso cotidiano, buscamos acolher suas vivências, seus  saberes e fazeres, articulando-os com a nossa proposta pedagógica. Visamos ampliar seu universo de experiências e conhecimentos, diversificando e consolidando aprendizagens por meio das interações entre elas, com os adultos e ambientes. 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais no que se refere à Educação Básica, o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil tem como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 

Assim, durante as atividades propostas, elas elaboram conceitos e vivenciam uma complexidade de aprendizagens. Em uma brincadeira de faz de conta, como brincar de casinha junto à meninada, além de exercitarem a imaginação, as crianças planejam situações lúdicas, seus conteúdos e as regras presentes naquele contexto. Dessa forma, reelaboram circunstâncias que vivem no mundo real e social e podem, com isso, compreendê-lo melhor. Coletivamente, na aparente simplicidade do brincar, as crianças expressam seus desejos e sentimentos, internalizam e criam regras, constroem significados compartilhados, o que favorece o desenvolvimento social de cada um(a).  

A socialização durante o brincar, que ocorre entre as crianças e também entre crianças e adultos, revela diversas aprendizagens significativas para a integralidade do  desenvolvimento infantil, como a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. 

Além das brincadeiras, ações simples como organizar os materiais, os brinquedos e as mochilas são fazeres imbuídos de cultura, hábitos e habilidades aprendidas socialmente, tendo o outro como referência e modelo. A interação entre as crianças nesses e em outros momentos favorece, gradativamente, a noção de pertencimento a um grupo e também das responsabilidades de cada um para o bem-estar pessoal e coletivo. 

As trocas e interações estabelecidas entre as crianças no âmbito escolar contribuem para a valorização de saberes e vivências diversas e também para a apropriação de conhecimentos e experiências que auxiliam na compreensão de mundo. Além disso, estimulam o cuidado consigo e com o outro e o exercício do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, baseados em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e inclusivos.

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