ensino-infantil

Ensino O Balão Vermelho na construção do conhecimento

Aprender com motivação, tornar interessante o que se ensina é a garantia que, nessas condições, a aprendizagem resultará em atitudes positivas para continuar aprendendo.

Esse é um objetivo essencial, de educação para toda a vida, que assumimos como desafio. Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos: 

Desenvolver a aprendizagem pela construção de conhecimentos, e não via transmissão e memorização.

Ter o professor como mediador entre o aluno e o saber, atuando em situações didáticas que levam o aluno à reflexão.

Capacitar o aluno para o exercício da autonomia, o que implica em aprender a respeitar a liberdade individual, sem discriminações.

Aproximar as práticas escolares dos usos sociais, de modo que a apropriação de instrumentos culturais, tão importantes para o exercício da cidadania, faça sentido para os alunos.

O Ensino Fundamental I, sem perder de vista o caráter lúdico das aprendizagens da Educação Infantil, é marcado pela ampliação e sistematização das experiências educativas, bem como pela construção de novas e significativas formas de a criança se relacionar com o conhecimento. Ampliam-se as responsabilidades, intensifica-se a rotina e consolida-se uma progressão no desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação do mundo. 

 

PROJETOS DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO

São eixos norteadores deste segmento a construção da autonomia, das estratégias de pesquisa e investigação e das competências básicas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Sociais. Assim, a organização do conhecimento se dá de maneira significativa, de modo a tornar-se patrimônio do aprendiz. Dentre as estratégias que utilizamos para isso, estão os Projetos de Pesquisa e Investigação, que dão um sentido real e significativo ao processo de ensino e aprendizagem. 

Esses Projetos se organizam a partir das questões problematizadoras levantadas pelos alunos em sala de aula e ganham corpo em um rico processo de diálogo, negociação e planejamento realizados junto aos alunos. Dessa forma, os conteúdos das diversas áreas de conhecimento ora são tratados de maneira interdisciplinar, ora se tornam objetos de análise mais aprofundada para construção de competências e habilidades mais específicas, como é o caso do ensino da Língua Materna e da Matemática.

 

O ENCONTRO COM AS LETRAS

 

 

A Literatura é amplamente explorada e valorizada em nossa instituição. É o carro chefe para a formação de leitores e produtores textuais críticos, competentes e autônomos. Sistematicamente, os alunos se envolvem em práticas literárias, além de participarem anualmente da Giroletras, uma grande feira de Literatura que se constrói em grande medida a partir da percepção crítica de nossos estudantes.

 

CORPO E MENTE EM CONEXÃO 

Para o Grupo Balão Vermelho é fundamental a presença em nosso currículo das mais diversas linguagens e formas de comunicação com o mundo. Assim, além das aulas com os professores referência, contamos com o grupo “Arte, Corpo e Movimento”, que coordena as oficinas de Teatro, Música, Dança, Artes Visuais, Recreação e Circo, em horários organizados dentro da rotina escolar semanal. 

As práticas recreativas e a Educação Física, de um ponto de vista mais abrangente, consideram que os alunos “são um corpo” e que toda a atitude do ser humano é corporal. Portanto, o estímulo a essa consciência corporal é uma premissa de nosso trabalho. Dessa forma, o aluno é tratado como um ser-sujeito, que pensa, age e busca a autonomia em seus próprios movimentos e em sua relação com o ser e estar no mundo. 


FALANDO OUTRAS LÍNGUAS 

O Inglês também é oferecido em nossa rotina de maneira lúdica, contextualizada e prazerosa. Compreendemos o aprendizado de uma segunda língua como importante instrumento de mobilidade social e ampliação do acesso dos alunos aos bens culturais de maneira geral.


AVALIANDO A APRENDIZAGEM

Os procedimentos avaliativos acontecem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Realizamos avaliações diagnósticas e formativas, visando ao planejamento e ao ajuste dos itinerários educativos organizados pelo professor ao longo do ano. A participação do aluno na avaliação é fundamental para cumprirmos nosso propósito de formar sujeitos críticos e autônomos. Avaliamos todo o processo com alunos, famílias e docentes, utilizando variados instrumentos: Seminários, rodas de conversa, autoavaliação, observação do cotidiano e diagnósticos individuais. Destaca-se, ainda, o Portfólio é um dos instrumentos em que se reúnem as atividades mais significativas dos alunos, os Projetos da turma e a autoavaliação dos estudantes, que analisam criticamente a maneira como se deu sua aprendizagem.


PROXIMIDADE COM AS FAMILIAS

Como forma de comunicar às famílias sobre o trabalho desenvolvido, organizamos ao longo do ano reuniões pedagógicas nas quais são apresentadas as práticas desenvolvidas em cada trimestre. Nesse momento, traçamos parcerias e avaliamos o trabalho feito até então. Além disso, realizam-se reuniões individuais entre famílias, tutores e professores, que têm como objetivo o acompanhamento dos alunos de maneira mais efetiva e acertada. Reafirma-se, então, a importância da parceria entre família e escola, que é, para nós, um ponto crucial no desenvolvimento integral do aluno.

 

 

DOCENTES:
ENSINANDO, MAS TAMBÉM APRENDENDO

O estudo, a formação e a constante atualização de docentes fazem parte de nossas premissas, estando nossa equipe em constante aprendizado por meio de reuniões pedagógicas semanais. A troca entre os profissionais de variados segmentos viabiliza a construção da verticalidade e o alinhamento de nosso Currículo.  

Um lugar para a construção do conhecimento

Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.

SEGURANÇA

Fazemos o monitoramento de alarmes e câmeras nas duas unidades, sendo 56 câmeras na Unidade Praça do Papa e 42 câmeras na Unidade Bandeirantes.

CORPO EM MOVIMENTO

Oferecemos atividades extracurriculares realizadas no turno da noite, com modalidades como: capoeira, balé, judô, futebol, circo, tai chi chuan, yoga, storytelling e jogos teatrais.

GOOGLE FOR EDUCATION

Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.

SUSTENTABILIDADE

Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Quadra de circo

Espaço destinado à prática de atividades pedagógicas, tais como, recreação, oficina de circo, jogos e brincadeiras.

Quadras esportivas

Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.

Pátio das pedras

Usado para promover a interação entre as crianças, para o horário de lanche, para a exposição de trabalhos artísticos e para a convivência de alunos e professores da escola.

Galeria

Espaço para a prática de atividades pedagógicas, reuniões, exposições de trabalhos das crianças e exposição das pesquisas realizadas pelos grupos de alunos.

Biblioteca

Ambiente organizado para a leitura literária das crianças e diversos tipos de pesquisas discentes e docentes.

Pátio do arvorismo

Destinado às brincadeiras, movimento e corporeidade. O local oferece inúmeros desafios onde as crianças precisam criar estratégias corporais para a utilização dos brinquedos que lá estão.

Laboratório

Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos projetos de pesquisa acontecidos na sala de aula

Sala de dança

Espaço destinado às atividades de dança, movimentos corporais e jogos que envolvem a corporeidade.

Sala de teatro

Local ambientado para os jogos teatrais e atividades de expressão artística e corporal.

Sala de música

Sala acústica equipada com aparelhagem e instrumentos utilizados nas aulas de música, oficina de sons e ampliação da cultura musical dos alunos.